Tempo
|

31 dezembro

O horário a que se come também conta!

31 dez, 2013

O balanço entre o que se come e o que se gasta parece não ser o único fator a influenciar o sucesso da intervenção dietética na obesidade. Um estudo recente envolvendo 420 adultos obesos espanhóis mostrou que o horário de refeições que se pratica também influencia a perda de peso.
O estudo consistiu na monitorização da alimentação e da perda de peso destes indivíduos, que eram sujeitos a sessões terapêuticas semanais. Nessas sessões os indivíduos eram incentivados à prática da dieta mediterrânica, era feita educação nutricional e incentivava-se a prática de atividade física, e ainda se desenvolvia terapia cognitivo-comportamental.
Tipicamente, na dieta mediterrânica, a refeição mais calórica é a do almoço, que fornece cerca de 40% da energia diária. Os investigadores observaram que cerca de metade dos participantes almoçavam antes das 3h da tarde, e a outra metade depois dessa hora. Ao fim de 20 semanas de seguimento a média de perda de peso foi mais acentuada nos que comiam mais cedo, que perderam, em média, cerca de 10 kg. Por outro lado, os que comiam mais tarde perderam apenas cerca 8 kg. Este resultado era independente de muitas outras variáveis que, reconhecidamente, também afetam a perda de peso, mas mostra que os horários das refeições são muito importantes.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt