Tempo
|

30 dezembro

Diz-me que genes tens, dir-te-ei quem és?!

30 dez, 2013

Os genes são um conjunto de instruções que recebemos dos nossos antepassados. Concretamente, cerca de metade dos genes que possuímos são herdados da nossa mãe e a outra metade do nosso pai. Mas será que podemos afirmar: “diz-me que genes tens, dir-te-ei quem és?” Não, e ainda bem…Já pensou como seria desinteressante se fossemos apenas o resultado da nossa herança genética? Felizmente, somos muito mais complexos do que isso!
Os nossos genes são como uma sinfonia que está escrita de uma determinada forma. Neste caso, as pautas foram escritas pelos nossos pais. Porém, o modo como a música vai soar depende dos instrumentos, dos músicos que a interpretam, da acústica da sala, do maestro e de muito mais…
Dito de outro modo, desde o momento em que somos concebidos, as instruções contidas nos nossos genes vão ser influenciadas por um sem fim de coisas, como o modo como nos alimentamos ou os estímulos que recebemos. Ou seja, somos com uma bela sinfonia que está constantemente à procura da melhor sonoridade!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt