Tempo
|

27 dezembro

A Terra está com febre!

27 dez, 2013

Como consequência do elevado volume de emissões de gases com efeito estufa para a atmosfera o planeta Terra tem vivido mudanças climáticas importantes. As evidências acumuladas mostram que o clima está a mudar e os sintomas são cada vez mais evidentes para todos. A Terra está efetivamente com febre e é urgente agir!
Estudos cientificos indicam que um aumento acima de 2ºC na temperatura do planeta acarretaria prejuízos ao nível das colheitas agrícolas, o aumento do número de espécies em risco de extinção e a subida do nível do mar – com sérias ameaças a zonas habitadas – para além de uma acentuada escassez de água. Neste momento estima-se que a temperatura irá subir cerca de 6ºC antes do final do século.
A ameaça é grande e para a combater são necessárias mudanças de políticas públicas, de atividades humanas e o desenvolvimento de tecnologias adequadas para inverter todo este processo. Não adianta pensar que a solução está nas mãos de outros: os nossos pequenos gestos de todos os dias também contam!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt