Emissão Renascença | Ouvir Online

06 dezembro

Os centauros do século XXI!

06 dez, 2013

Ao longo das últimas décadas os cientistas têm dedicado muito do seu tempo e financiamento a deslindar o significado dos genomas, ou seja, da informação genética dos seres vivos. Muitos destes estudos têm aplicações na saúde humana ou no melhoramento de plantas ou animais. Mas outra implicação destas investigações é a produção laboratorial de seres vivos. Esta área recebe o nome de biologia sintética e conjuga biologia com engenharia.
O objetivo será produzir seres vivos através da combinação, ao gosto do cientista, de diferentes propriedades.
Para já são ainda muito simples os seres vivos que se podem produzir, como vírus ou pequenas bactérias. Mas, ao que tudo indica, a ciência irá aventurar-se a sintetizar criaturas mais sofisticadas.
É fascinante não é? Mas se esta capacidade for mal usada pode ser um desastre…
É por este tipo de avanços ser cada vez mais fácil que a relação da ciência com a sociedade e com a ética precisa de ser estreita e equilibrada. Só desse modo a ciência poderá cumprir o seu papel de servir a vida e o progresso, sem que o ambiente ou as pessoas saiam prejudicados. Infelizmente esses sistemas de controlo e equilíbrio não estão, para já, salvaguardados.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt