Tempo
|

24 novembro

Procure as árvores, pela saúde de toda a família!

24 nov, 2013

As árvores nas cidades são fundamentais para criar ambientes acolhedores para os citadinos. Alguns estudos mostram que a presença de árvores reduz os níveis de adrenalina e cortisol no nosso organismo, substâncias relacionadas com o stress e a ansiedade.
Além disso, a existência de áreas arborizadas leva a que mais pessoas aproveitem para andar a pé, o que aumenta a sensação de revitalização e favorece o pensamento positivo. Além disso, ainda melhora os níveis de concentração e produtividade de crianças e adultos.
Estes argumentos são usados por médicos japoneses para receitar o “banho de floresta”, ou seja  passeios de algumas horas ou dias em áreas florestais. É que estes “banhos de floresta” aumentam em mais de 50% a atividade de algumas células do nosso sistema imunitário. Estas células podem ter papeis tão importantes como a destruição de células cancerígenas e, portanto, tem sido sugerido que os banhos de floresta podem ter um efeito muito benéfico na prevenção de certas doenças como o cancro. E que tal começar a tomar mais banhos de floresta?

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt