Tempo
|

19 novembro

Infeção ou intoxicação alimentar?

19 nov, 2013

As infeções e as intoxicações alimentares são situações que resultam do consumo de alimentos contaminados.
Chama-se uma infeção quando ingerimos alimentos que contêm organismos patogénicos vivos. Estes micróbios podem por vezes sobreviver à acidez do estômago. Quando assim é, conseguem instalar-se no intestino, multiplicam-se e acabam por provocar náuseas, vómitos, dores abdominais, diarreia e febre. Muitas vezes estas infeções desaparecem ao fim de poucos dias.
As intoxicações também têm a ver com micróbios, mas neste caso não é o micróbio propriamente dito que causa o problema. O que causa as intoxicações são as toxinas que os micróbios produzem enquanto crescem no alimento ou no trato gastrointestinal. Quando comemos um alimento contaminado por uma toxina o micróbio que a produziu pode nem estar presente, mas isso não nos livra de problemas. Os sintomas de uma intoxicação podem ser semelhantes aos das infeções mas normalmente surgem mais depressa.
A salmonelose, por exemplo, é uma infeção alimentar, em que o micróbio está vivo e se instala nos nossos intestinos. Já o botulismo é uma intoxicação alimentar, que resulta da ingestão de alimentos contendo a toxina botulínica.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt