Tempo
|

13 novembro

O que terão os micróbios a ver com a camada de ozono?

09 nov, 2013

Muito se tem dito acerca da destruição da camada de ozono, que faz parte da atmosfera do planeta e nos protege… Mas já alguma vez pensou como se formou? A microbiologia tem uma explicação!
Nos seus primórdios, a Terra desprotegida desta camada era constantemente bombardeada por forte radiação, tornando-se um local muito agreste onde apenas alguns micróbios se aventuravam a viver. Por causa disso a vida desenvolvia-se sobretudo nos oceanos, porque a água também tem um efeito protetor. A certa altura alguns dos micróbios terão aprendido a realizar fotossíntese, que consiste no uso de luz solar para gerar oxigénio a partir de água. Este é um processo muito bem conhecido em plantas, e que lhes dá a cor verde.
Pensa-se que aos poucos o oxigénio de origem microbiana se foi acumulando na atmosfera. Contudo, devido à forte radiação, o próprio oxigénio era logo convertido em ozono, começando a formar a tal camada. Passados alguns milhares de anos, a camada era já tão espessa que podia proteger a Terra do excesso de radiação e torná-la num local bem mais aprazível para a vida. Foi aí que milhares de novas formas de vida surgiram e se espalharam pela Terra!
Hoje assistimos ao processo de destruição da camada de ozono, mas a causa já não está nos micróbios…

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt