Tempo
|

25 outubro

Uma possível história da vida na Terra…

25 out, 2013

Nos seus primórdios a Terra teria um ambiente muito hostil. Pensa-se que o excesso de radiação, o frequente impacto de meteoritos e as bruscas variações de temperatura impediam que as primeiras formas de vida prosperassem.
Terão sido os oceanos que serviram de incubadora a diversas e estranhas formas de vida que, durante milhares de anos, conheceram uma lenta e permanente evolução.
As reações químicas essenciais à vida ter-se-ão tornado progressivamente mais sofisticadas e eficazes, e a informação hereditária ter-se-á tornado cada vez mais complexa. Lentamente, os primeiros e rudimentares seres vivos terão evoluído para organismos mais sofisticados.
Algures na história da Terra alguns seres vivos aprenderam a usar a luz ou minerais para  obter a energia de que precisavam. Ao mesmo tempo, a transmissão de características hereditárias passou a ser cada vez mais rigorosa. A vida foi-se instalando por toda a Terra e evolução levou-a até onde a conhecemos! Mas esta história ainda não acabou - como será a vida na Terra daqui a alguns milhares de anos?

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt