Tempo
|

24 outubro

A Terra é o único planeta a ter vida?

24 out, 2013

Não sabemos ainda responder a esta questão mas, ao que tudo indica, há vida em muitos outros locais no Universo para além do nosso planeta Terra.
Quando se formaram os planetas a Terra parece ter reunido algumas características que, se não eram únicas, pelo menos eram raras. Uma delas, ter água no estado líquido, fez toda a diferença para o destino do nosso planeta azul. Devido à sua localização privilegiada no sistema solar, a Terra beneficiou de condições de temperatura e de pressão que permitiram que o vapor de água, libertado de vulcões, de cometas e de meteoros, se fosse condensando na sua superfície. Nenhum dos outros planetas do sistema solar teve a mesma sorte: nuns planetas a água já evaporou toda, nos outros está congelada.
A existência de água líquida na superfície da Terra permitiu que, ao longo de mais de 4 mil milhões de anos, se fossem dando transformações químicas cada vez mais complexas. Era a vida que germinava e que veio a dar origem a toda a diversidade biológica que hoje conhecemos. Se há vida noutros locais, será que também depende da existência de água? Teremos que esperar mais alguns anos para conhecer a resposta…

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt