Tempo
|

18 outubro

Ecologia

18 out, 2013

A palavra Ecologia saltou dos compêndios escolares e passou para a linguagem do dia-a-dia. Dos veículos aos estilos de vida, ou aos partidos políticos, a palavra ecologia adquiriu estatuto de adjectivo – o que é ecológico é amigo do ambiente e portanto é bom! Pense só na quantidade de palavras que começam por “eco”… por exemplo, como se chama esta rubrica?
Mas Ecologia é na verdade uma área da Biologia, onde se estudam as relações entre os seres vivos e com o meio que os rodeia, como as condições climáticas ou os acidentes geográficos. Na perspectiva da Ecologia estas relações não são boas nem más, mas o seu estudo contribui para compreender como se pode salvar uma espécie da extinção ou quais as consequências da construção de uma barragem ou de uma auto-estrada.
Na prática, quando se diz que uma actividade ou um produto são ecológicos, estamos a referir que são compatíveis com os seres vivos e os ecossistemas naturais. A verdade é que, seja na ciência seja na sociedade, a ecologia está na ordem do dia!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt