Emissão Renascença | Ouvir Online

2 de setembro

Os enzimas nossos amigos

02 set, 2013

Sabia que o nosso corpo não funcionaria sem a intervenção de enzimas? Estas proteínas fazem as reações químicas acontecer muito rápida e facilmente e existem em abundância em todos os seres vivos. A atividade dos enzimas pode ser regulada, isto é, pode ser aumentada ou diminuída de acordo com as necessidades das células. A produção do próprio enzima também pode ser regulada com muita precisão.
Os enzimas podem trabalhar dentro das células ou ser lançadas para o exterior para cumprir as suas funções. É o que acontece com as enzimas que existem nos fluidos corporais. A saliva, por exemplo, contém enzimas que começam a degradar os alimentos que mastigamos, e a digestão é auxiliada, entre outros, pelos enzimas presentes no estômago.
Quando fazemos análises ao sangue é habitual medir-se a atividade de alguns enzimas. Além disso, para se medirem certos compostos nos fluidos corporais recorre-se a enzimas produzidos em laboratório. Desde cerca de 1950 que estes procedimentos à base de diferentes enzimas vieram revolucionar o diagnóstico médico.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt