Tempo
|

11 julho

A alimentação que todos queremos fazer

11 jul, 2013

Há muitas formas de fazer agricultura, e a agricultura biológica é bem conhecida em Portugal. Segundo as estatísticas, 44% dos portugueses come regularmente frutas e hortícolas produzidos de acordo com essas regras, que proíbem o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos e protegem a fertilidade do solo. Além disso, quatro em cada cinco portugueses acha que a política agrícola da União Europeia deve encorajar os agricultores a produzir mais alimentos biológicos.
Só em três anos o valor do mercado mundial de alimentos biológicos aumentou em quase 50% e, na União Europeia, atinge já vendas anuais de 14 mil milhões de euros. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, a OCDE, as pessoas preferem alimentos biológicos sobretudo porque os acham mais saudáveis, embora sejam mais caros do que os convencionais.
Para encontrar alimentos biológicos mais baratos vale a pena frequentar mercados semanais, cooperativas e lojas que sejam exclusivamente dedicadas a esta forma de alimentação.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt