Emissão Renascença | Ouvir Online

17. 09. 14

Sementes de Reflexão-Quarta-feira XXIV do Tempo Comum

17 set, 2014

Palavras da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados. (…)
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade sou como bronze que ressoa ou como címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu possua a plenitude da fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou.
Ainda que eu distribua todos os meus bens aos famintos e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada me aproveita.
A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; (…); não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca.
De maneira imperfeita conhecemos, de maneira imperfeita profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. (…)  Agora, conheço de maneira imperfeita; depois, conhecerei como sou conhecido. Agora, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade.