Tempo
|

Viagem no Tempo... para recordar um ator e humorista português!

08 ago, 2012

Esta quarta-feira, o Paulino Coelho, recorda um ator e humorista português bem conhecido de todos e que deixou saudades...

Foi num dia 8 de Agosto mas de 2009 que ele nos deixou…. Um dos maiores actores e humoristas português. Atingiu o auge da sua popularidade com a rábula "A História da Minha Ida à Guerra de 1908…"

De quem se trata?

Raul Solnado

Comediante e ator português de teatro, cinema, rádio e televisão, nascido a 19 de outubro de 1929, no bairro da Madragoa, em Lisboa, Raúl Solnado, fez a sua estreia a 10 de dezembro de 1952 no Maxime integrando o elenco do espetáculo Sol da Meia-Noite escrito por José Viana. Vasco Morgado, que estava na plateia, convidou-o para trabalhar no Parque Mayer. A sua primeira revista foi "Canta, Lisboa!" onde trabalhou ao lado de Laura Alves.
Solnado, atingiu o auge da sua popularidade com a rábula, "A História da Minha Ida à Guerra de 1908", representada pela 1ª vez na revista Bate o Pé.
Em 1964, fundou o Teatro Villare,t com uma Companhia própria. Juntamente com Fialho Gouveia e Carlos Cruz, entrou para a História da Televisão portuguesa, apresentando o programa Zip Zip.
Em palco, foi ator convidado do Teatro Nacional D. Maria II  e do Teatro Nacional de S. Carlos e teve também papéis de destaque em As Fúrias, de Agustina Bessa-Luís, O Avarento, de Molière, e O Magnífico Reitor, de Diogo Freitas do Amaral.
Relativamente ao cinema, pudemos vê-lo enquanto Inspetor Elias Santana em A Balada da Praia dos Cães, de José Fonseca e Costa.
Daí para a frente, apostou sobretudo em trabalhos televisivos como: Lá em Casa Tudo Bem, A Banqueira do Povo e Ajuste de Contas.

 Junte-se às Manhãs da Renascença.
Todos os dias, por volta das 9h20, o Paulino e a Isabel levam-no a viajar no tempo, atrás de um som da História, que, de alguma forma, tenha sido marcante no nosso país ou no mundo. Vai ter sempre três hipóteses de resposta.
Só tem que escolher a sua e ligar 808 500 210