Emissão Renascença | Ouvir Online

26 dezembro

Saiba aquecer a sua casa sem perigo!

26 dez, 2014

O Inverno é mais propício a estarmos dentro de casa. Por outro lado, o frio leva à utilização de aparelhos que, noutras alturas do ano, estão guardados nos armários; é o caso de aquecedores,  botijas de água quente e cobertores elétricos. Também se acendem lareiras e recuperadores de calor.
Um radiador de um aquecimento central, pode causar uma queimadura, mas é raro atingir temperaturas muito elevadas. Contudo, o vidro de um recuperador de calor fica muito quente e, por exemplo, uma criança que começa a pôr-se de pé, ao apoiar-se nele, poderá facilmente queimar as mãos.
No que toca às lareiras, é preciso ter atenção para o perigo de contaminação por gases tóxicos, como o monóxido de carbono (CO), que são libertados na queima de combustíveis como a madeira.
O monóxido de carbono, é um gás invisível, sem cheiro, e sem cor. Quando é respirado e entra na corrente sanguínea, substitui-se ao oxigénio, liga-se à hemoglobina, impedindo assim os tecidos e as células de respirar.
As fagulhas naturais do crepitar da lenha, mesmo perdendo energia no seu trajeto pelo ar, podem também atingir com suficiente temperatura para queimar.
Nesta época, mantenha a habitação confortável, mas previna os acidentes domésticos.

Esta é uma mensagem dos enfermeiros da Secção Regional do Sul.
https://www.facebook.com/pages/SRS-Ordem-dos-Enfermeiros/186629888045221?fref=ts