12 nov

Oiça o som e descubra como o Tintin chegou a Portugal

10 nov, 2011

Mas não é tudo, ainda podia ganhar exemplares do livro "A vida privada dos Bragança" com detalhes sobre o dia-a-dia na corte
Oiça o som e descubra como o Tintin chegou a Portugal
Fazia ideia que as Aventuras de Tintin, agora passadas ao cinema por Spielberg, foram trazidas pela Renascença para Portugal? O responsável foi o Pe. Abel Varzim, que conheceu a obra em Lovaina, na Bélgica, onde estudava… Graças a ele, em 1936, fez-se a primeira tradução dos livros de Hergé não francófona ou flamenga e, mais extraordinário,  a primeira edição colorida publicada em todo o mundo! Quem sabe tudo sobre esta história tão curiosa, que até envolve a sua Rádio, é Guilherme de Oliveira Martins, o Presidente do Tribunal de Contas, um apaixonado por Banda Desenhada.
O também presidente do Centro Nacional de Cultura contou-lhe, nas Manhãs de Sábado, toda a ligação portuguesa a Tintin. Se perdeu a emissão de Sábado oiça o som aqui nesta página. 
Uma curiosidade: Sabe como foram pagos os primeiros direitos de autor a Hergé? Com latas de conserva de sardinha portuguesa!