India. Deslizamento de terras faz 47 mortos
13-08-2017 - 16:15

As autoridades deram por terminadas as buscas este domingo, acreditam que já não há mais pessoas desaparecidas, mas prometem para esta segunda-feira a confirmação oficial.

O porta-voz dos serviços de emergência da India (NDRF) confirma que foram recuperados 47 corpos devido a um deslizamento de terras provocado pelas chuvas das monções na Índia.

O incidente ocorreu às 4h20 locais (23h50 de sábado em Lisboa), quando uma avalancha de lodo enterrou o autocarro e pelo menos dois carros que circulavam numa estrada do distrito de Mandi, no Estado indiano de Himachal Pradesh, informou à agência de notícias espanhola EFE a polícia local.

"Vamos fazer mais uma busca esta segunda-feira, mas todas as indicações apontam para que tenhamos recuperado todos os corpos", refere Krishan Kumar, do NDRF.

Para as operações de busca foram mobilizados elementos do Exército, polícia, para além de pessoal do NDRF.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou o incidente e enviou as condolências às famílias dos mortos através de uma mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter.

Os deslizamentos de terras e as inundações são frequentes na Índia, sobretudo na época estival, quando as precipitações se intensificam devido às monções.

[actualizado número de vítimas às 19h19]