Um beijo de quatro minutos queima 26 calorias
03-01-2018 - 12:28
 • André Rodrigues, Paulo Teixeira (sonorização)

Entre os balanços de 2017 e as resoluções para o novo ano, perder quilos é um dos clássicos da época. E para os que não são adeptos dos ginásios, há uma solução até saborosa, mas cujos resultados são muito menos imediatos: beijar. Sim, um beijo de quatro minutos queima 26 calorias.

Mas 26 calorias é o correspondente a uma caminhada de cinco minutos. Ou um bombom.

E esta não é a única curiosidade.

Por exemplo, sabia que os nossos lábios são 100 vezes mais sensíveis que as pontas dos dedos?

E que dois terços das pessoas inclinam a cabeça para a direita enquanto se beijam? E isso tem uma explicação, de acordo com os estudiosos: essa preferência de inclinação da cabeça desenvolve-se quando a criança ainda está no útero da mãe.

Só que, de acordo com a revista American Anthropologist - que estudou 168 realidades culturais - só 46% da população mundial dá beijos românticos.

E, ao contrário daquela imagem de ultraconservadorismo dos países do Médio Oriente, os investigadores concluíram que não há país na região onde os apaixonados não se beijem.

Já na Europa, três em cada 10 países consideram que o beijo num cenário romântico é algo inaceitável.

E na Ásia, um em cada quatro países não beijam.

E isso contraria uma outra investigação que sugeria que 90% da população mundial recorre ao beijo como expressão sublimada de afecto pelo outro.

Mas se pensar em tudo o que comeu e acumulou por estes dias, esqueça lá o beijo porque se estiver à espera de emagrecer osculando a cara metade, bem pode esperar deitado.

Porque sentado, o mais certo é que se canse.

Por isso, mais vale cansar-se dando caminhadas. Se cinco minutos queimam 26 calorias, experimente multiplicar esse tempo por seis, oito ou 10.

E deixe-se de excessos. Costuma-se dizer que um hábito adquirido leva pelo menos 30 dias a perder-se.

Mas isso requer força de vontade. E pense que o ano está a começar.