​Autárquicas. O que é que Oeiras tem?
25-09-2017 - 18:38
 • Paulo Ribeiro Pinto

É um concelho pequeno, mas cobiçado. É mesmo o concelho com mais candidatos à câmara.


Narciso Miranda, Valentim Loureiro ou Isaltino Morais são três nomes que estão de volta na campanha para as eleições de 1 de Outubro. São três dinossauros que partilham longa experiência autárquica e o envolvimento em alguns processos judiciais.

No caso de Isaltino, houve mesmo condenação e o antigo autarca e ministro cumpriu pena de prisão. E a sua candidatura a Oeiras foi um dos assuntos da pré-campanha porque foi inicialmente recusada.

Mas o que tem Oeiras para além de Isaltino?

Todas as segundas-feiras à noite, um conjunto de moradores do bairro Nova Oeiras reúne-se no Centro de Juventude para discutir os grandes e também os pequenos problemas do bairro. A associação de moradores de Nova Oeiras surgiu em 2004 com três objectivos muito concretos: defender a urbanização, preservar a qualidade de vida e manter os espaços verdes.

É um dos bairros mais emblemáticos de Oeiras, com influência arquitectónica do modernismo europeu de meados do século XX, do arquitecto franco-suíço Le Corbusier.

Há 13 anos que a associação de moradores mantém uma actividade intensa junto da câmara municipal e dos candidatos à autarquia. Este ano não foi diferente: entregaram um documento onde fazem um conjunto de propostas para o futuro executivo camarário, que, como disse à Renascença o presidente da associação, Luís Pinheiro Liberal, inclui a pretensão de ver o bairro reconhecido como Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

O concelho de Oeiras, com apenas 45,9 quilómetros quadrados, é um dos mais pequenos da região da Grande Lisboa, mas é o quinto mais densamente povoado de Portugal e um dos mais desenvolvidos e ricos do país. De acordo com dados de 2013, o poder de compra é o segundo mais elevado, apenas atrás de Lisboa, e mais de metade da população possui o ensino superior.

Este ano, Oeiras destaca-se noutro número: é o concelho com mais candidaturas à câmara municipal – 13, entre partidos políticos e movimentos independentes.

Oeiras surge também na primeira posição quanto à percentagem de trabalhadores com habilitações superiores, o que pode dever-se à presença de dois importantes pólos empresariais e tecnológicos no concelho: o Tagus Parque e o Lagoas Parque.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Oeiras, João Antunes, acredita que muito se deve aos bons acessos do concelho, mas também ao dinamismo do comércio local, como, por exemplo, em Algés.