Ouro e recorde do mundo para ​Inês Henriques
13-08-2017 - 11:52

Atleta portuguesa fica para a história como a vencedora da primeira edição dos 50 quilómetros marcha femininos nos Mundiais de Atletismo.

A portuguesa Inês Henriques conquistou este domingo a medalha de ouro na prova dos 50 quilómetros marcha dos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Londres.

Além do lugar mais alto do pódio, a marchadora bateu o recorde do mundo da distância que já estava em seu poder.

Inês Henriques estabeleceu um novo máximo de 4.05.56 horas, tirando dois minutos e 29 segundos ao recorde anterior.

“É fantástico. Não consigo descrever em palavras o que estou a sentir. Isto é a recompensa de 25 anos de trabalho”, declarou a atleta portuguesa no final da prova.

Inês Henriques, de 37 anos, fica para a história como a primeira vencedora dos 50 quilómetros marcha femininos nos Mundiais de Atletismo.

A chinesa Yin Hang, que acompanhou o ritmo da atleta portuguesa na primeira metade da prova, ficou em segundo lugar, com 4.08.58 horas.

O terceiro lugar foi para outra chinesa, Yang Shuqing, com um tempo de 4.20.49 horas.

A marchadora ribatejana conseguiu o primeiro ouro para Portugal em Londres. A outra medalha de bronze foi conquistada por Nelson Évora no triplo salto.

Portugal já tem no historial uma medalha na marcha, com o bronze de Susana Feitor em Helsínquia2005, então treinada por Jorge Miguel, que agora orienta a carreira de Inês Henriques.

O primeiro-ministro, António Costa, já deu os parabéns a Inês Henriques numa mensagem publicada na rede social Twitter.