António Costa ganha quatro vezes menos do que Merkel e mais nove euros que Rajoy
27-03-2016 - 12:40

O primeiro-ministro português é o 13º mais bem pago entre as 15 economias mais ricas da União Europeia. Muito longe do salário de Merkel, da média Europeia, mas com um vencimento superior ao do líder do último governo espanhol.

São os mais altos cargos das nações europeias bem pagos? Será que os políticos ganham o suficiente para as responsabilidades que têm? Mas se a discussão de argumentos a favor e contra a estas perguntas será permanente, podemos pelo menos comparar os valores salariais entre chefes de governo da União Europeia e as diferenças. António Costa, primeiro-ministro português, ganha por ano quatro vezes menos do que a chanceler alemã Angela Merkel.

Os dados são referentes a 2015 e foram publicados este domingo pelo diário espanhol “El Mundo”, que utiliza como fonte o “CNN Money”, agregando as 15 economias mais ricas da União Europeia.

Os valores apresentados permitem perceber que os 78.194 euros anuais que António Costa recebe, chegam ainda assim para ficar à frente do homólogo espanhol, Mariano Rajoy, no ranking dos líderes mais bem pagos da União Europeia. Ainda assim, o chefe de governo português recebe apenas mais nove euros por ano. Ou seja, apenas alguns cêntimos a mais por mês.

Costa fica muito longe dos 290 mil euros de Angela Merkel, que lidera a tabela remuneratória dos chefes de governo da União Europeia. O salário do primeiro-ministro português pode ainda ser comparado com a média europeia, e nessa análise percebe-se que Costa ganha menos de metade do que a média dos congéneres europeus (166.001,79 euros).

Fonte: "El Mundo"

Já Alexis Tsipras, na Grécia, tem um salário superior ao de António Costa. Mais sete mil euros por ano.

Há algumas discrepâncias relevantes, Rajoy, que chefia a quarta maior potência económica da União Europeia, é o 14º mais bem pago (78.185 euros).

Há outros números, que só se percebem à luz da regra de que é cada estado a fixar o salário do seu chefe de Estado.

O presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, que lidera um país que não figura na lista das maiores 15 potências económicas da União, é quem tem o salário mais alto de todos. Ganha 312 mil euros, mais 22 mil euros por ano do que Merkel.

No pólo oposto está o presidente da Eslovénia, Borut Pahor, que recebe 36.000 euros.

Fora da União Europeia, os dados da “CNN Money” mostram que o presidente norte-americano tem um salário anual de 356.105 euros e que o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, ganha 312 mil euros por ano.