Três portugueses em ação no circuito Challenger
04-06-2018 - 09:55

Com as atenções do ténis mundial centradas em Roland Garros, há quatro torneios Challenger a decorrer e um deles já em relva.

Roland Garros entra na semana decisiva sem portugueses em prova, mas há três tenistas em ação nos próximos dias em torneios de categoria Challenger. João Sousa está em treino, já a preparar a temporada de relva, Gastão Elias recupera de problemas físicas, mas Pedro Sousa, João Domingues e Gonçalo Oliveira estão em modo competitivo.

O número três nacional, Pedro Sousa, é o quarto cabeça-de-série do Open de Poznan, na Polónia. O 120 do "ranking" mundial defronta o italiano Alessandro Giannessi, na 1ª ronda. Gonçalo Oliveira (218), número quatro português, está no Cazaquistão para disputar o Challenger de Shymkent. Gonçalo é o oitavo cabeça-de-série e defronta o alemão Kevin Krawietz (358), vindo do "qualifying".

Em Poznan o "prize money" é de 64 mil euros e no Cazaquistão é de 50 mil. João Domingues apostou num torneio em que a contrapartida financeira é bem superior. O tenista português está em Prostejov para disputar o Open da República Checa. Domingues, 271 do "ranking" ATP, defronta o eslovaco Filip Horansky (291), na 1ª ronda. Horansky teve acesso direto ao quadro principal, por convite da organização.

Os três torneios com portugueses jogam-se em pó de tijolo, mas a época de relva já está em andamento. O Surbiton Torphy, no Reino Unido, é o primeiro em piso relvado da temporada e não contará com tenistas lusos.