Ancara proíbe filmes e exposições LGBT
19-11-2017 - 12:29

Autoridades invocam que a "paz e a segurança" são as razões para a decisão.

A capital turca, Ankara, proibiu a exibição pública de filmes e exposições relacionados com temas lésbicos, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT), disse o gabinete do governador, no domingo, avança a agência Reuters.

A mudança provavelmente aprofundará a preocupação entre os ativistas dos direitos humanos e os aliados ocidentais da Turquia sobre o seu registro nas liberdades civis sob o partido AKP do presidente Tayyip Erdogan.

"A partir de 18 de novembro de 2017 eventos ligados a temas LGBT no cinema, no teatro, em painéis, em entrevistas e em exposições são proibidos para assim proporcionar paz e segurança", o escritório do governador disse em um comunicado.

As autoridades em Ankara já haviam banido um festival de cinema gay alemão na quarta-feira, no dia anterior ao início, citando riscos de segurança pública e terrorismo.

Houve dois desfiles de orgulho gay que foram banidos em Istambul nos últimos dois anos. Ao contrário de muitos países muçulmanos, a homossexualidade não é um crime na Turquia, mas há hostilidade generalizada.