​Bispo do Porto aos jovens: "não olhem a vida a partir da varanda"
06-05-2018 - 15:16

D. Manuel Linda falava na homilia da Missa da Bênção das Pastas da Queima das Fitas do Porto.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, apelou este domingo aos jovens finalistas universitários para que "não olhem para a vida a partir de uma varanda", de forma a poderem ser protagonistas da mudança de "uma sociedade que anseia felicidade".

"Queridos jovens, por favor, não olhem para a vida a partir da varanda, entrem na vida. Caros jovens, não olheis para a vida a partir da varanda, para ver quem passa, sejam aqueles que passam, para fazer uma vida mais humana", pediu o bispo na homilia da Missa da Bênção das Pastas da Queima das Fitas do Porto.

D. Manuel Linda insistiu no apelo: "Ide para a rua, para o meio da multidão, porque é lá o nosso lugar. Estou convencido de que vós no meio da multidão humana sois capazes de acrescentar mais-valia numa sociedade que anseia felicidade e que a tem de procurar nas boas relações que se criam entre nós".

O bispo convocou, assim, os finalistas da Academia do Porto a fazerem "parte da caminhada, que não se faz à margem da coletividade, mas bem no meio dela", e a sujarem "as mãos na realidade" da sociedade.

"Por isso, não penseis tanto em vós, pensai nos outros, não valorizeis só a vossa pessoa como a meta última dos vossos cursos", sublinhou.

O bispo do Porto lembrou também que "na igreja existem muitas vagas por preencher, para o ministério sacerdotal e para outras funções".

"Algum de vós sente o chamamento? Seria muito agradável que algumas vagas fossem preenchidas por vós", afirmou.

D. Manuel Linda, que foi em 15 de março nomeado pelo Papa Francisco para dirigir a diocese do Porto, fez ainda, no âmbito da comemoração do Dia da Mãe, uma saudação especial a todas as mães presentes na cerimónia, lembrando aos finalistas o papel destas mulheres na sua educação.

"As pastas que tendes neste momento no ar são o tributo às vossas mães", disse.

A Missa da Bênção das Pastas realizou-se este ano no Largo do Amor de Perdição, junto à cadeia da Relação do Porto.

As celebrações estavam previstas para a Avenida dos Aliados, mas foram transferidas devido aos festejos da vitória no campeonato do Futebol Clube do Porto.