Portugal comprou mais de 500 toneladas de carne suspeita do Brasil
21-03-2017 - 10:13

A investigação foi designada“Carne Fraca”. O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango.

Portugal importou, em 2016, do Brasil 524.519 quilogramas de carne, segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A notícia avançada pelo “Público” revela que entraram no país 284.812 quilogramas de carne de bovino congelada, 284.812 quilogramas de carne fresca ou refrigerada de vaca e 52.008 quilogramas de carne fresca, refrigerada ou congelada, de aves.

De acordo com o jornal, uma das empresas envolvidas na investigação “Carne Fraca” da polícia brasileira, a BRF, menciona o nome de Portugal no seu relatório e contas de 2015 como um dos países em que fornece a área de ‘food service’ com a marca Sadia.

De acordo com a polícia federal, funcionários públicos eram subornados por directores de empresas para darem aval a carnes com prazos de validade já ultrapassados, mas adulteradas. Entre as práticas, foi comprovado o uso de químicos para melhorar o aspecto das carnes, a falsificação de etiquetas com a data de validade ou a inclusão de alimentos não adequados para consumo na elaboração de enchidos.

No âmbito deste processo, intitulado "Carne Fraca", aproximadamente 1.100 agentes federais cumpriram 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva (sem tempo para a libertação do acusado), 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva (quando o acusado é preso e obrigado a depor para depois ser libertado) e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas alegadamente ligadas ao suposto grupo criminoso.

Um dos visados, o responsável de relações internacionais e governamentais da Brasil Foods (BRF) - uma das empresas sob investigação -, Roney Nogueira dos Santos, foi detido no sábado, no aeroporto de Guarulhos, São Paulo, depois de se entregar às autoridades, quando chegou de uma viagem ao exterior, noticiou a Agência Brasil.

Outros 21 estabelecimentos estão sob investigação e o Ministério da Agricultura afastou 33 funcionários por envolvimento no esquema.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, e o quarto no segmento de carne de porco, com as vendas externas destes três sectores a representar no ano passado 7,2% desse comércio, na ordem dos 11,6 milhões de dólares (cerca de 3,5 milhões de euros).