Puro Sangue Lusitano. O cavalo mais belo do mundo que vale um milhão
21-06-2018 - 15:09
 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)

É mais um exemplo de exportação nacional: Europa do Norte, América Latina e Ásia absorvem 80% do efetivo de puro sangue lusitano. Os outros 20% ficam em Portugal. O preço de um exemplar varia. Dos 15 mil até ao milhão de euros.

É forte e, ao mesmo tempo, dócil. É um trabalhador ágil e versátil. Aprende rapidamente e pode mesmo tornar-se um verdadeiro artista. Não é um principe encantado. É um cavalo.

‘Puro Sangue Lusitano’, considerado pelos especialistas como o mais belo do mundo. Coincidência, ou talvez não, é português.

Montado há 5.000 anos, é o cavalo de sela mais antigo do mundo. E também o mais procurado lá fora: 80% dos ‘puro sangue’ criados em Portugal são exportados para Espanha, Europa do Norte, América Latina e Ásia. Os restantes 20% ficam em Portugal.

De acordo com o portal Dinheiro Vivo, há dois anos havia cerca de 25 mil cavalos em Portugal, um número estimado já depois dos piores anos da crise económica.

Menos 84% na década entre 2006 e 2016. E entre 2003 e 2013 houve uma quebra de 39% no número de produtores.

A versão mais recente do catálogo de criadores de puro sangue lusitano data de 2016 e conta 30 coudelarias e 122 reprodutores recomendados, também conhecidos como garanhões que mantêm intacta a herança genética deste cavalo 100% nacional.

Altura ideal: 1,60 metros medidos à cernelha que, para os leigos em anatomia equestre, corresponde ao intervalo entre a nuca e a zona lombar do cavalo.

Agora, vamos a contas: quanto pode custar um exemplar ‘puro sangue’? 15 mil euros, em média. Valor mínimo.

E depois pode ir subindo, subindo, subindo até um milhão de euros, o correspondente a cinco Ferraris.

Já viu? Um só ‘puro sangue’ português pode custar tanto como cinco carros cuja potência pode atingir cerca de 800 cavalos.