Schäuble: Portugal ia no bom caminho até chegar este Governo
26-10-2016 - 18:12

O ministro alemão das Finanças disse esta quarta-feira que "Portugal vinha tendo muito sucesso até [à chegada] de um novo Governo".

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, diz que “Portugal estava a ser bem-sucedido” até o novo Governo entrar em funções.

Schäuble esclarece, numa conferência em Bucareste, na Roménia, que já avisou o actual ministro português das Finanças, Mário Centeno, de que estão a seguir um caminho de risco.

“Está a acontecer da forma como eu avisei o meu colega português [Mário Centeno] porque eu disse-lhe que se seguirem esse caminho vão tomar um grande risco e eu não tomaria esse risco”, afirmou, segundo o Observador, que cita a agência Bloomberg.

O ministro alemão lamenta que depois das eleições, realizadas em Outubro de 2015, o Executivo de António Costa disse que não iria respeitar o que "o anterior Governo tinha acordado".

Schäuble reafirma que os Estados-membros têm de respeitar as regras que eles próprios criaram, aludindo às regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.