Hamon em Portugal. Candidato socialista quer saber como funciona a “geringonça”
17-02-2017 - 15:09

Benoît Hamon, o candidato do Partido Socialista francês às presidenciais, vai passar 36 horas em Portugal para reunir com a esquerda e conhecer a “brinquebalante". Em português: a "geringonça".

O candidato presidencial francês Benoît Hamon está em Portugal, a partir desta sexta-feira, para estudar a solução governativa conseguida por António Costa e os partidos que suportam o governo na assembleia. A visita prevê encontros com o primeiro-ministro, mas também com a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e com a UGT.

A primeira viagem internacional como candidato presidencial acontece num momento em que Hamon está em negociações para um acordo político com os ecologistas franceses. A visita é por isso lida pela impressa francesa como uma tentativa de reunir a esquerda, com o diário "Libération", de esquerda, a sublinhar a existência da “brinquebalante", isto é, a "geringonça”, em português. aludindo a uma “aliança histórica” entre socialistas, comunistas, bloquistas e verdes.

Segundo a última sondagem conduzida para diário Le Monde pela Ipsos Sopra Steria, divulgada ontem, Hamon conseguiria somente 15,5% das preferências do eleitorado, quando no início do mês estava nos 18%. O candidato socialista ficaria assim em quarto lugar nas presidenciais e sem qualquer hipótese de conseguir disputar uma segunda volta.

Também a despenalização do consumo de drogas leves, em vigor em Portugal desde 2001, está na agenda, já que o candidato presidencial defende a legalização do consumo de cannabis com “controlo” da sua distribuição.

Para além das reuniões políticas, o candidato socialista deverá ainda visitar o embaixador de francês, reunir-se com empresários e visitar o Liceu Francês.