​OK de Bruxelas dá nova vida aos Ovos Moles
04-11-2015 - 13:39
 • Júlio Almeida

Por momentos, pomos de lado as preocupações com o açúcar, e falamos de Ovos Moles de Aveiro. Um doce típico português, pioneiro na certificação pelas autoridades europeias de produtos alimentares tradicionais.

Os Ovos Moles são o primeiro doce conventual qualificado pela Comissão Europeia com a denominação de Indicação Geográfica Protegida. Um exemplo de boas práticas que, recentemente, motivou uma visita de inspectores da autoridade de segurança alimentar da Suíça, o paraíso do chocolate.

Recentemente, conseguiu outra inovação importante: a primeira autorização para vender o produto ultracongelado, abrindo as portas da exportação.

Até lá, as casas de ovos moles de Aveiro confirmam o aumento de vendas, especialmente com a afluência de mais turistas durante o Verão. O repórter Júlio Almeida falou com doceiras e vendedores da cidade dos canais que garantem a tradição secular. Uma viagem que começou pela oficina do doce, onde é possível aprender a fazer ovos moles.

Para breve, está a ser preparada uma degustação para importadores americanos na 5ª Avenida, em Nova Iorque. A Renascença falou com José Francisco Silva, presidente da Associação de Produtores de Ovos Moles, que contou um percurso iniciado com muitas desconfianças entre pares, mas que resultou numa marca comum protegida contra imitações, que rende 5 milhões de euros por ano e dá trabalho directo a 300 pessoas.