Princípio do Brexit já tem data marcada: 29 de Março
Inserido em 20-03-2017 11:36

Objectivo do Reino Unido é forjar uma nova parceria que beneficie todas as regiões, incluindo os seus "aliados e amigos" na União Europeia.

A primeira-ministra britânica Theresa May vai pedir formalmente o abandono da União Europeia no dia 29 de Março. A informação foi avançada pelo porta-voz de Theresa May, esta segunda-feira ao fim da manhã.

"Em Junho do ano passado o povo do Reino Unido tomou a decisão histórica de abandonar a União Europeia. Na quarta-feira da semana que vem o Governo dará início formal ao processo, accionando o artigo 50", disse o ministro do Brexit David Davis, em comunicado citado pela Reuters.

Com esta medida agora anunciada abrir-se-á um processo de dois anos que culminará com a saída da União Europeia por parte do Reino Unido. Os dois anos serão de negociação, com Londres e Bruxelas a tentar forjar uma nova relação, sobretudo comercial. "Estamos no limiar da mais importante negociação para este país em toda uma geração", afirma Davis.

"O Governo tem objectivos claros: Um acordo que resulte para todas as nações e regiões que compõem o Reino Unido e, mais, para toda a Europa - uma parceria nova e positiva entre o Reino Unido e os nossos amigos e aliados na União Europeia".

A Rainha Isabel II ratificou na semana passada a legislação do Parlamento britânico que deu à primeira-ministra o poder de iniciar o processo do Brexit.

A proposta de lei para autorizar o Governo a notificar a União Europeia da saída do Reino Unido tinha sido aprovada pelo Parlamento britânico, após a derrota na Câmara dos Lordes na votação de duas alterações.

No referendo de 23 de Junho de 2016, 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit. Foi o Supremo Tribunal britânico a obrigar que o Parlamento votasse o artigo 50.º que dá início ao processo formal de negociação de saída da UE.

[Notícia actualizada às 12h16]