​Uma boa notícia
07-12-2017 - 06:22

Pela décima-quarta vez, o FCPorto ultrapassa a fase de grupos da Champions, sendo agora natural que o nível de exigência suba em flecha.

Rompendo várias barreiras, erguidas num começo de temporada algo titubeante, o Futebol Clube do Porto mantém-se na Liga dos Campeões Europeus ao mesmo tempo que lidera a principal Liga portuguesa.

Estão assim a desfazer-se as dúvidas suscitadas há alguns meses, quando se questionava o plantel portista, mais em quantidade do que em quantidade, e a sua capacidade para resistir em todas as frentes.

Pela décima-quarta vez, o FCPorto ultrapassa a fase de grupos da Champions, sendo agora natural que o nível de exigência suba em flecha.

Do lote de possíveis adversários é caso para dizer “venha o diabo e escolha”, porque há li uma carrada de equipas de grande nível, a maioria dos quais apontando na direcção da final, onde só dois poderão chegar.

Mais do que construir ideias marcadas pela preocupação de encontrar um “tubarão” do futebol europeu, é justo realçar a boa carreira dos portistas num grupo onde, por sinal, nem se adivinhavam grandes facilidades.

Adversários oriundos da Turquia, Alemanha e França justificavam a adopção de todas as cautelas.

O FCPorto terminou a série de seis jogos a quatro pontos do líder Besiktas, mas chamou a si o título de ataque mais eficaz, com quinze golos marcados em seis desafios, o que se transforma na excelente média de 2,5 tentos por desafio. Conseguir esta marca na principal competição europeia de clubes é um feito que também contribui para a boa notícia que nesta quarta-feira chegou a todos os lares.

Hoje, o Sporting de Braga também vai consagrar a sua saída com êxito da fase de grupos da Liga Europa, com festa marcada para Istambul. Já o Vitória de Guimarães, apenas pode sonhar.

Um sonho que tem grande tendência em se transformar em pesadelo.