​Sexta-feira foi o dia do ano com mais incêndios
12-08-2017 - 09:27

Alerta laranja prolongado até ao final de segunda-feira, devido às condições climatéricas que podem favorecer a ocorrência de incêndios.

Sexta-feira foi o dia com mais incêndios do ano, com um total de 220 ignições, avança a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O distrito do Porto foi o mais afectado, com 60 fogos, seguido de Coimbra com 24, Santarém e Lisboa com 19 e Braga com 18, avançou este sábado de manhã Patrícia Gaspar, adjunta de operações da ANPC, em conferência de imprensa.

O estado de laranja vai ser prolongado até ao final de segunda-feira, devido às condições climatéricas que podem favorecer a ocorrência de incêndios.

Mantém-se a previsão de tempo seco, temperaturas elevadas e de vento, “que tem sido um dos principais inimigos do combate às chamas”, refere Patrícia Gaspar.

Pelas 9h00 deste sábado, havia dez incêndios em curso. Os de maior dimensão são os de Abrantes, distrito de Santarém; e Alvaiázere, no distrito de Leiria.

Em relação ao fogo de Abrantes, Patrícia Gaspar refere que a situação está “estabilizada”, mas todos os meios continuam no terreno.

Dois aviões de combate a incêndios Canadair vão juntar-se este sábado a um aparelho marroquino que está a ajudar as autoridades portuguesas.

A adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, também confirmou algumas falhas na rede de comunicações de emergência SIRESP, que estão a ser colmatadas por outras redes e redundâncias.