Joaquim Leitão, coronel da confiança de Costa, vai liderar Protecção Civil
17-10-2016 - 13:02
 • Celso Paiva Sol

Escolha gerou alguma estranheza porque a tradição tem passado por escolher generais. Nos últimos dez anos, Joaquim Leitão cruzou-se várias vezes com António Costa.

O coronel Joaquim Leitão vai ser o próximo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil. A Renascença sabe que esse é o nome escolhido pelo Governo para substituir o general Grave Pereira, que se demitiu no início de Setembro, em clara ruptura com a ministra da Administração Interna.

Joaquim Leitão, de 54 anos, já foi comandante dos Sapadores de Lisboa e volta agora a um serviço onde também já trabalhou. Nos últimos dez anos, cruzou-se várias vezes com António Costa.

Para responsável máximo da Protecção Civil volta a ser escolhido um militar, mas desta vez, quebrando uma longa tradição, não se trata de um general. Embora tenha merecido parecer positivo por parte do Ministério da Defesa, a Renascença sabe que foi sublinhado com alguma estranheza o facto de o escolhido ser apenas coronel.

A posse deverá acontecer ainda esta semana e para que a data seja marcada já só falta o parecer do Conselho Superior de Protecção Civil - que também deverá reunir esta semana.

A confiança de Costa

Não é a primeira vez que Joaquim Leitão é nomeado, directa ou indirectamente, por António Costa.

Em 2005 foi adjunto do gabinete do secretário de Estado da Administração Interna quando António Costa era ministro daquela pasta. Um ano depois, ainda com a mesma tutela, foi para a Autoridade Nacional de Protecção Civil, como 2.º comandante de operações. Em 2008, já com António Costa como presidente da Câmara de Lisboa, Joaquim Leitão foi nomeado comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros – corpo que depende da autarquia da capital.

Depois de seis anos nos Sapadores, o coronel Joaquim Leitão ainda foi subdirector da Escola de Serviço de Saúde Militar e estava desde Janeiro no Ministério da Administração Interna, outra vez como adjunto na Secretaria de Estado.

Agora, com António Costa já como primeiro-ministro, Joaquim Leitão volta à Protecção Civil.