Mar Egeu. 12 crianças entre 34 migrantes resgatados por portugueses
14-02-2018 - 08:36

Polícia Marítima já salvou das águas 1.042 migrantes de diferentes nacionalidades.

A Polícia Marítima, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 34 migrantes, que navegavam “dentro de um frágil bote de borracha”, nas águas do Mar Egeu.

O bote, no qual seguiam 12 crianças, das quais um bebé, oito mulheres e 13 homens, foi detetado pela Viatura de Vigilância Costeira da missão portuguesa, que passou de as coordenadas para a equipa no mar.

Os migrantes, que estavam condicionados pela falta de visibilidade, foram transferidos para bordo da embarcação portuguesa, tendo sido transportados para o porto de Skala Skamineas.

Segundo a nota enviada às redações, a Polícia Marítima - integrada na operação POSEIDON 2017/2018 - salvou das águas do Mar Egeu 1.042 migrantes de diferentes nacionalidades que tentam entrar na Europa através de uma travessia entre a Costa da Turquia e da Grécia.

A Polícia Marítima está na Grécia desde 1 de Maio de 2017 no âmbito de uma missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

Esta missão tem com objetivo controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) revela que este ano já chegaram à Europa por mar 7.998 pessoas e 401 são dados como desaparecidos ou mortos.