Morreu o treinador Manuel Oliveira
20-06-2017 - 19:32

Antigo treinador não resistiu a problemas de saúde e faleceu esta terça-feira. Tinha 85 anos. Manuel de Oliveira foi comentador desportivo da Renascença.

Morreu Manuel Oliveira. O treinador, de 85 anos, não resistiu a problemas de saúde, esta terça-feira, acabando por falecer no Hospital do Barreiro, onde se encontrava internado há já alguns dias.

A confirmação da morte foi dada por fonte da família do antigo técnico a Bola Branca.

Manuel Oliveira, que enquanto jogador fez a formação no Sporting, tendo chegado à equipa principal leonina nos anos 50 do século passado, notabilizou-se sobretudo como treinador, tendo orientado clubes como Leixões, Farense, Beira-Mar, Belenenses, Marítimo, Portimonense, Vitória de Setúbal, Varzim ou a selecção da Guiné-Bissau.

O malogrado treinador assumiu, ainda, as funções de comentador desportivo durante vários anos, aos microfones da Renascença.

Ribeiro Cristóvão: "Manuel Oliveira era um mestre da táctica"

"O futebol ficou mais pobre porque o Manuel Oliveira foi sem dúvida reconhecido por todos como um dos melhores treinadores da sua geração. Um verdadeiro mestre da táctica como então lhe chamavam. Percorreu um enorme leque de clubes sem, no entanto, alguma vez ter conseguido chegar a um dos 'grandes', que era uma das suas grandes ambições e um dos seus sonhos. Terá sido essa a grande frustração da sua carreira. Foi na antiga CUF que começou por se notabilizar, reuniu aí equipas de grande qualidade que fizeram furor no seu tempo e as delícias dos amantes do futebol. Depois, iniciou um percurso muito vasto, que o levou inclusive até Angola onde, até pouco tempo antes do 25 de Abril, treinou o Benfica de Huambo. Mais tarde, esteve ao serviço do Lusitanos de Paris, um clube que serve a comunidade portuguesa. Depois de abandonar a carreira de treinador, Manuel Oliveira enveredou pelo comentário desportivo. Na Renascença teve um longo percurso tendo-se notabilizado sempre por uma análise muito assertiva, que todos ouviam atentamente. Serviu de guia a muitos outros que depois o acompanharam e tornou-se uma referência nacional. Com a morte de Manuel Oliveira, o futebol português perde uma das suas referências maiores", declarou o jornalista Ribeiro Cristóvão, que trabalhou ao lado de Manuel Oliveira durante vários anos.

À família e amigos enlutados, a Renascença envia as mais sinceras condolências.

[notícia actualizada às 21h59: declaração de Ribeiro Cristóvão]