Militares matam terrorista após explosão na gare central de Bruxelas
20-06-2017 - 20:08
 • Catarina Santos, em Bruxelas

O procurador federal diz que se tratou de um "incidente terrorista".

Um alegado bombista suicida causou uma pequena explosão na estação central de Bruxelas, esta terça-feira, ao início da noite.

O homem foi morto por soldados em patrulha, num "incidente terrorista" - disse o procurador federal - que não provocou vítimas entre civis e forças de segurança.

A identidade do atacante ainda não é conhecida, adianta o procurador federal belga.

O incidente aconteceu pelas 19h30 (hora de Lisboa) e só muitas horas depois, quando peritos em explosivos limparam a área, é que foi confirmada a morte do suspeito.

Na rede social Twitter, as forças de segurança confirmaram ao início da noite tinha ocorrido um "incidente" envolvendo uma pessoa, mas a situação já está controlada.

A mais movimentada estação de comboios da Bélgica foi evacuada esta terça-feira ao início da noite.

Uma fonte da polícia disse à Renascença que houve pelo menos uma explosão.

A situação terá sido controlada por militares armados que se encontravam no local, uma vez que a cidade de Bruxelas continua em estado de alerta por causa da permanente ameaça de atentados.

Uma pessoa que trabalha na gare disse à estação pública RTBF que ouviu um homem aos gritos, num piso inferior da estação. O indivíduo terá gritado "Allahu Akbar", [Deus é Grande], e de seguida fez explodir um engenho que trazia consigo numa mala.

O Ministério Público declinou comentar os testemunhos de que o atacante teria gritado slogans islâmicos durante o incidente.

Uma fonte citada pela imprensa belga adianta que o indivíduo tinha um cinto com explosivos, mas as autoridades também ainda não confirmam oficialmente essa informação.

As forças de segurança montaram um perímetro de segurança na gare central de Bruxelas.

As entradas para a estação foram fechadas e todo o trânsito ferroviário foi interrompido.

Para o local foi enviada uma brigada da polícia de especialistas em explosivos.

O incidente na estação central de Bruxelas é o terceiro ataque desta semana na Europa, depois de uma viatura ter abalroado várias pessoas junto a uma mesquita em Londres e de um carro ter chocado com uma viatura da polícia em Paris.

A Bélgica está em alerta desde os atentados de 22 de Março do ano passado, contra o aeroporto internacional e uma estação de metro de Bruxelas. Um total de 32 pessoas morreram nesta acção realizada por três bombistas, reivindicada pelo autoproclamado Estado Islâmico.

[notícia actualizada às 02h39 - suspeito foi morto pelas forças de segurança]