Bernardo Silva. "Com Rui Vitória, talvez tivesse chegado à equipa principal do Benfica"
20-03-2017 - 17:30

Jorge Jesus não aproveitou o potencial de um dos canhotos mais apetecíveis do futebol europeu mas Bernardo Silva não lhe guarda "mágoa". Médio do Mónaco elogia Leonardo Jardim.

Bernardo Silva faz uma reminiscência muito particular, relativamente à passagem efémera pela equipa principal do Benfica. Para o jovem médio de 22 anos, com Rui Vitória, a história seria outra.

A história é sobejamente conhecida: o médio-ofensivo que agora "explode" no Mónaco, encantando plateias à custa de primorosos dotes técnicos, não teve oportunidade de se afirmar na Luz, ainda na "era" Jorge Jesus. Com o então técnico dos encarnados a vedar-lhe os caminhos do esplendor e a querer adaptá-lo a lateral-esquerdo, Bernardo acabaria por ser vendido aos monegascos, a troco de 15 milhões de euros.

Esta segunda-feira, à margem de um evento promocional da marca desportiva que o representa, o internacional "AA" por Portugal foi direito ao assunto.

"Se com Rui Vitória teria sido diferente? Talvez, possivelmente, porque o Rui Vitória tem apostado na formação. Com ele talvez tivesse chegado à equipa principal do Benfica", afirmou o canhoto que, ao serviço dos seniores do Benfica, realizou apenas três jogos.

"Triste" mas sem "mágoa" em relação a JJ

Apesar de desiludido quanto a uma história à qual já se referiu por "várias vezes", Bernardo Silva assegura que não fica com "mágoa" de Jorge Jesus.

"Fiquei um bocadinho triste por não ter tido a oportunidade de representar a equipa principal do Benfica. Estive no Benfica dos 7 aos 19 anos e esse era o meu grande objectivo. Felizmente, tomei uma boa decisão", proferiu.

"Leonardo Jardim ensinou-me muito"

O destino parece dar-lhe razão. Só na presente temporada, sensacional a todos os níveis, o Mónaco comanda a Ligue 1 e está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. No aspecto pessoal, Bernardo Silva soma já nove golos em 44 desafios. E inúmeras assistências pelo meio.

Na génese do aparecimento como um dos valores mais sólidos, está o treinador Leonardo Jardim.

"É um grande treinador. Tenho muito a agradecer-lhe, ensinou-me muito. Se não é o melhor, está entre os melhores", elogiou.