Um calendário das promoções para 2018
18-01-2018 - 13:19
 • Fátima Casanova

E que tal conhecer as melhores oportunidades mês a mês para organizar as suas compras?

O Espaço do Consumidor apresenta-lhe uma espécie de “calendário de promoções”, que mais não é do que uma previsão para cuidar melhor do dinheiro ao longo do ano.

Janeiro

É o mês das grandes promoções depois do Natal. Encontram-se grandes descontos em roupa, decoração, electrodomésticos, mobiliário, produtos electrónicos. O primeiro mês do ano é tipicamente aquele em que se assinalam grandes descontos.

Fevereiro

É o mês ideal para planear as férias de Verão. Muitas agências de viagens promovem as semanas do cruzeiro, com descontos especiais. Para quem gosta deste tipo de férias, pode aproveitar a oportunidade.

Março

É o mês das campanhas, quer de centros de estética quer de perfumarias. Neste mês chega a Primavera e assinala-se também, a 8, o Dia Internacional da Mulher, habitual pretexto para campanhas de centros de estética, perfumarias e outros estabelecimentos.

Abril

É o mês dos chocolates, por causa da Páscoa. Este ano é mais cedo assinala-se logo no dia 1, mas habitualmente este é o mês em que os supermercados fazem descontos nas guloseimas.

Maio

Em Maio, com o Dia Mundial das Telecomunicações (dia 17), surgem os descontos em telemóveis e muitas vezes também de pacotes de telecomunicações.

Junho

Junho é o mês dos livros. Com a Feira do Livro em Lisboa, muitas lojas também fazem promoções. É o mês ideal para comprar os livros para ler nas férias ou até para oferecer.

Julho

Com a chegada do Verão, os ginásios aproveitam para fazerem promoções nas inscrições e pacotes de aulas de “fitness”.

Agosto

Voltam as promoções de roupa, calçado, acessórios. As pessoas estão de férias, mais descontraídas e mais predispostas a gastar, e as lojas aproveitam com promoções. É uma boa altura para equipar os filhos, por exemplo, porque Setembro e a “rentrée” na escola vêm a seguir.

Setembro

Quem procura financiamento para estudar deve estar atento ao chamado “crédito formação” que os bancos promovem nesta altura.

Outubro

Este é o mês em que há muitas campanhas para vender automóveis. Os “stands” querem despachar os veículos antes do fim do ano. Sabia que este é o mês em que geralmente se vendem mais carros?

Novembro

Com ele vem a “Black Friday”, a 23 de Novembro, nas lojas físicas, e depois chega a “Cyber Monday”, para as compras “online”, a 26. Podem ser oportunidades para começar a fazer as compras de Natal.

Dezembro

Neste mês é preciso estar atento às promoções de brinquedos. Mas atenção aos gastos: este é o mês que pode arruinar a carteira.