Açores. Helicóptero ajuda nas buscas para encontrar turista
19-10-2016 - 10:50

Alerta para o desaparecimento, na Fajã Grande, foi dado por um familiar. Capitão do porto diz que "incidente resulta de um comportamento perigoso".

Já foram retomadas as buscas para encontrar uma turista desaparecida na terça-feira no mar da ilha das Flores, nos Açores.

Segundo o capitão do porto, além da embarcação da Autoridade Marítima, está no local um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, sendo que em terra as buscas contam com elementos da Polícia Marítima e dos bombeiros.

“Estamos a avaliar se o estado do mar melhora para a eventual utilização de uma embarcação dos bombeiros”, afirmou Rafael da Silva, explicando que as buscas vão centrar-se “na orla costeira, na costa oeste da ilha das Flores”.

O alerta para o desaparecimento, na Fajã Grande, foi dado por um familiar às 15h20 de terça-feira.

“Foi contactado o 112, que informou o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. Começámos a deslocar meios e às 15:45 chegámos à área de busca”, referiu Rafael da Silva.

Nesse dia, foi empenhada uma embarcação da Autoridade Marítima, mas dado o estado “muito alteroso não houve condições” para o trabalho de outras embarcações, adiantou o mesmo responsável.

O capitão do porto de Santa Cruz das Flores salientou que este “incidente resulta de um comportamento perigoso, em concreto a entrada no mar quando este se encontrava muito alteroso”, com quatro metros de vaga.

Rafael da Silva apelou a um “extremo cuidado com o mar”, referindo que se aproxima o inverno, “com tempo tempestuoso, vento forte, agitação marítima muito significativa”, pedindo às pessoas que evitem frequentar zonas na orla costeira.