Cristãos de várias igrejas fazem caminho conjunto no Algueirão
Editado por Ângela Roque
Inserido em 29-01-2016 18:28

É já o VI Encontro Cristão organizado nesta paróquia de Sintra.

Há seis anos que uma comissão conjunta de católicos e evangélicos organiza encontros ecuménicos cristãos no Algueirão. “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor” é o tema deste ano, o mesmo da recente Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

“A feliz particularidade deste encontro é a abrangência, porque estão presentes membros do COPIC, o Conselho Português das Igrejas Cristãs (Igreja Lusitana, presbiteriana e metodista), e a Igreja Católica”, explica à Renascença Luís Parente Martins, um dos organizadores. Este ano participa também a Igreja Evangélica.

Os encontros começaram a ser organizados por iniciativa da comunidade local do movimento Focolares, mas também em resultado da experiência pessoal de dois cunhados da paróquia: “Um católico, outro evangélico, descobriram que era possível deixar cair os preconceitos que tinham em relação um ao outro porque, como cristãos, o que era central nas suas vidas era Cristo”, conta Luís Parente Martins. O processo de aproximação estendeu-se depois a outros.

Há seis anos que existe uma comissão mista de católicos e evangélicos que organiza os encontros, mas o trabalho conjunto não se fica só por aqui. “Existe já algum trabalho comunitário e social, nomeadamente na assistência aos sem-abrigo, que é feita ora por grupos evangélicos, ora por grupos católicos. Até na questão dos refugiados já existe uma preparação para o acolhimento de duas famílias, que também feita de forma conjunta pelos cristãos católicos e evangélicos”, explica este responsável.

“Jesus pediu que ‘todos sejam um, para que o mundo creia’, e penso que aqui há já uma semente desta unidade. É sempre um momento de festa e alegria para todos”, diz Luís Parente Martins.

Um encontro “aberto a todos”

No encontro deste ano participam o bispo católico D. Joaquim Mendes, Sifredo Teixeira, da Igreja Metodista, Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana e o presidente da Aliança Evangélica, António Calaim. “Cada um deles vai reflectir sobre um destes ‘altos feitos do Senhor’, para que também nós valorizemos cada vez mais estes feitos na nossa vida”, explica Luís Parente Martins.

Novidade este ano são os encontros para jovens, a partir dos 13 anos: “Pensámos que era interessante possibilitar esta experiência aos mais novos, e a partir das 17h30 vão decorrer vários workshops para reflectirem sobre o que é ser cristão na internet, nas artes, no namoro, mas escolhas de vida e no serviço social”.

Haverá, à mesma hora, um Fórum sobre ética cristã para adultos, seguido de jantar, o que implica inscrição prévia. Mas, o VI Encontro Cristão propriamente dito “é aberto a todos, basta aparecerem”, diz Luís Martins.

O encontro está marcado para as 20h45 deste sábado, no salão paroquial da Igreja do Algueirão.