Morreu o americano libertado pela Coreia do Norte
19-06-2017 - 22:08

Estudante norte-americano tinha sido condenado a 15 anos de trabalhos forçados pelo regime de Pyongyang por tentar roubar um cartaz de propaganda.

Morreu o estudante norte-americano que esteve preso na Coreia do Norte durante 17 meses. Otto Warmbier tinha sido recentemente libertado em estado de coma e repatriado para os Estados Unidos.

Otto Warmbier faleceu num hospital de Cincinnati, anunciou esta segunda-feira a família, em comunicado.

“Infelizmente, os horríveis maus-tratos tortuosos que o nosso filho recebeu às mãos dos norte-coreanos levaram a que nenhum outro desfecho fosse possível além do triste que experimentamos hoje”, lamentam os familiares do estudante norte-americano.

A Coreia do Norte libertou e repatriou Otto Warmbier, de 22 anos, para os Estados Unidos há cerca de uma semana.

O jovem encontrava-se em estado de coma desde Março do ano passado, pouco depois de ter sido condenado a 15 anos de trabalhos forçados pelo regime de Pyongyang.

Tinha sido preso por, alegadamente, tentar furtar um cartaz de propaganda de um hotel durante uma visita turística à Coreia do Norte.

Pyongyang, que libertou Otto Warmbier na semana passada por “motivos humanitários”, argumenta que o estudante norte-americano contraiu botulismo, uma tese já negada por médico nos EUA.