Sporting-Benfica. Como decidem os homens-golo?
21-04-2017 - 23:32
 • Pedro Azevedo

Bas Dost, Mitroglou e Jonas são as "setas" apontadas às balizas de Rui Patrício e Ederson Moraes, no dérbi.

48% dos golos do Sporting no campeonato foram marcados por Bas Dost, o ponta-de-lança holandês que lidera a tabela dos melhores marcadores do campeonato português e que luta pela Bota de Ouro Europeia com nomes como Messi, Aubameyang, Lewandowski, Belloti ou Dzeko.

O "holandês voador" já marcou 28 golos na Primeira Liga, 10 só nos últimos cinco jogos. A média da época é superior a um golo por jogo porque participou em 26 dos 29 encontros disputados pela equipa leonina no campeonato.

Bas Dost tem mais golos na prova, na presente época, do que Mitroglou e Jonas juntos. A dupla atacante do Benfica tem 24 golos. Mitroglou marcou 15 e Jonas tem nove. A dupla de ataque do Benfica tem 39% dos golos da equipa no campeonato.

Entre os maiores goleadores da época no Benfica há que acrescentar o nome de Pizzi. O médio, com nove golos, tem o mesmo número de tentos de Jonas. A diferença está no número de jogos. Devido a lesão, na primeira metade da época, Jonas tem apenas 16 jogos no campeonato. Pizzi é totalista e esteve nos 29 jogos do Benfica na competição.

No Sporting, o segundo melhor marcador no campeonato é Alan Ruiz. O parceiro de Bas Dost no ataque leonino soma seis golos marcados nos últimos nove jogos. O primeiro golo de Alan Ruiz no campeonato foi apontado a 4 de Fevereiro, no Dragão, frente ao FC Porto.