​Haja festa
26-05-2017 - 06:17

Vamos ter um Benfica de peito cheio, campeão nacional e ávido por fazer a dobradinha, do outro podemos contar com um Guimarães cheio de confiança a culminar uma época de grande qualidade.

A época futebolística encerra todos os anos, invariavelmente, com a final da Taça de Portugal, felizmente mantida no estádio nacional, no vale do Jamor, não obstante algumas vozes que ciclicamente se fazem ouvir no sentido de tentar alterar o local do palco de tão importante acontecimento.

Depois de uma longa fase de apuramento, por cujo crivo passaram clubes de todos os escalões do futebol nacional, o que faz sempre desta a competição mais democrática de todo o calendário, vamos ter Vitória de Guimarães e Benfica na disputa de uma das taças mais desejadas.

Enquanto o Benfica detém o mais rico historial de participações e vitórias na Taça, com um total de 25 vitórias, Guimarães apenas festejou uma vez essa conquista, tendo no entanto participado em mais cinco finais, a primeira das quais na temporada de 1941-42, quando perdeu com o Belenenses por 2-0.

Convém, e é justo recordar ainda que os vimaranenses tiveram uma mais recente presença no Jamor, em Maio de 2013.

Nessa altura fizeram frente ao Benfica, de Jorge Jesus, e sob o comando de Rui Vitória venceram por 2-1.

Todos nos lembramos desse jogo, marcado por cenas várias, das quais o envolvimento de Jesus e o avançado Cardozo, ficou como a mais saliente.

Desta feita, as circunstâncias não são diferentes: se de um lado vamos ter um Benfica de peito cheio, campeão nacional e ávido por fazer a dobradinha, do outro podemos contar com um Vitória de Guimarães cheio de confiança a culminar uma época de grande qualidade com um quinto lugar no campeonato de Liga.

Por tudo isto será ousado avançar com um favorito. É que há trunfos importantes que ambos não deixarão de colocar em jogo, e esgrimir argumentos que podem ajudar a construir o triunfo final.

No dia em que se estreia em Portugal a utilização do vídeo-árbitro, o que mais se deseja, acima de tudo, é que haja festa no Jamor, sem casos e sem incidentes.