​Liberdade de Imprensa
03-05-2018 - 06:49

O desafio é complexo e joga-se em vários territórios e de diferentes formas.

Todos os tempos são tempos de ameaça aos princípios que damos por adquiridos e por isso é importante assinalar este 3 de Maio – o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A liberdade é um pilar da democracia e sem ela o jornalismo fica comprometido.

O jornalismo é hoje ameaçado por múltiplas vias: pela mentira disfarçada com factos verdadeiros, por um tempo de urgências inimigo da reflexão, pela censura escondida, por agendas externas aos órgãos de comunicação social e por algoritmos que manipulam a verdade.

O desafio é complexo e joga-se em vários territórios e de diferentes formas: nos meios tradicionais, no digital e nas redes sociais.

Na Renascença tentamos que o centro das notícias esteja na pessoa, nos seus problemas e anseios e no que determina a sua vida, no respeito pela verdade e pluralismo. Tentamos diariamente estar a par com mundo, numa leitura da atualidade assente em valores dos quais não abdicamos.

Com a clareza dos princípios que a Renascença defende, conscientes da nossa identidade e do peso da nossa história, lutamos por uma sociedade mais bem informada, para que todos possam decidir em liberdade, o que pensar, o que dizer e o que fazer neste tempo em que vivemos.