A razão para a falta de golos de André Silva
22-09-2016 - 18:15

Rafael Santos treinou a avançado dos dragões no Salgueiros e considera que o jogador está a ser vítima da falta de um modelo de jogo que possa alimentar a sua sede de golos.

André Silva tem sido criticado pela ausência de golos ao serviço do FC Porto. Rafael Santos, que orientou o jovem avançado no Salgueiros, defende que a situação não é só motivada pela falta de experiência do jogador, mas também pelo facto dos dragões não terem um processo de jogo consolidado que permite o sucesso ao avançado.

"O problema da falta de golos do André (Silva) não passa só pela falta de experiência e maturidade. Se calhar, é o FC Porto que está a construir um modelo de jogo e ainda não consegue alimentar o André devidamente. E isto é algo que não só prejudica o André como toda a equipa. A implementação de um modelo de jogo leva o seu tempo, o FC Porto está em renovação há três ou quatro anos e não é uma renovação sólida e consolidada. Está a acontecer por tentativa e com algum insucesso em alguns momentos e tudo isso influencia no crescimento da equipa. Obviamente que, se a equipa não tem um modelo fluído, o ponta-de-lança vai ser o primeiro a sofrer a consequência porque não tem bola para fazer golos. Mas a própria equipa ainda não consegue interiorizar as ideias do treinador para se tornar produtiva", afirma, em entrevista a Bola Branca.

Ora, nesse sentido, Rafael Santos garante que o jogador tem capacidade mental para ultrapassar o momento actual.

"Desde muito novo que o André foi muito forte mentalmente e muito estável. Pode haver alguma ansiedade natural, porque estamos a falar de um miúdo de 20 anos, sob a pressão de um estádio com 40 mil adeptos e de uma massa adepta com uma pressão de uma vida profissional, mas acredito que possa lidar com relativa facilidade. Mas claro que se os resultados se mantiverem todos vão sentir a pressão para obter resultados positivos", completa.