Morais Sarmento. “É inevitável um tempo novo no PSD depois das autárquicas”
18-07-2017 - 22:25

Visto como um possível protagonista de uma mudança no PSD, Morais Sarmento admite mexidas no PSD e também no CDS na sequência das autárquicas. O antigo ministro não espera um bom resultado do seu partido nas eleições locais, "incluindo em Lisboa".

O social-democrata Nuno Morais Sarmento antecipa mudanças no PSD depois das eleições autárquicas no dia 1 de Outubro. No habitual debate político "Falar Claro", o antigo ministro, que acaba de ser eleito para a Assembleia Distrital do PSD em Lisboa, diz esperar maus resultados do partido nas próximas eleições locais.

"Os resultados das autárquicas ditarão inevitavelmente a aceleração dos processos de mudança quer no PSD quer no CDS. Só os resultados permitirão saber em que medida", afirma Nuno Morais Sarmento na Renascença. Para o advogado, um "tempo novo" no PSD após as autárquicas "é inevitável". Questionado sobre as expectativas em relação aos resultados em Outubro, Morais Sarmento é taxativo: "não me parece que, infelizmente, venha a acontecer um bom resultado para o PSD. Incluindo em Lisboa, digo-o sem problemas".

Morais Sarmento considera que a mudança vai também chegar ao CDS. "Podemos ter surpresas", diz o social-democrata sobre a liderança no CDS depois das autárquicas num novo ciclo político que, sustenta Sarmento, vai trazer outras alterações no xadrez político.

“Nas eleições autárquicas, o PS recuperará uma margem de decisão politica sobre os seus parceiros de coligação, PCP e Bloco de Esquerda. O resultado das eleições autárquicas reforçará a posição do PS no seio da coligação governamental", prevê o antigo ministro dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes. Quanto ao Presidente da República, "a sua posição vai alterar-se como regulador-árbitro da realidade política", remata Morais Sarmento.