Santuário de Fátima marca “Encontros na Basílica”
12-01-2018 - 18:52
 • Ângela Roque

Primeira de cinco palestras terá lugar este Domingo, com o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.

O Santuário de Fátima organiza uma série de palestras a que chama “encontros na Basílica”.

Será a Basílica de Nossa Senhora do Rosário a acolher este ciclo de encontros, que fazem parte do programa definido para o triénio 2017-2020, com o tema genérico “Tempo de Graça e misericórdia”.

Para a primeira palestra, domingo, às 15h30, foi escolhido o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”. Vai ser proferida pelo padre Joaquim Ganhão, responsável pelo Museu Diocesano de Santarém, e director da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, que coordenou a Comissão de Liturgia da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, em Maio de 2017.

Em todos os encontros previstos haverá um momento musical. O desta primeira palestra estará a cargo do grupo “Cantus Novus Ensemble”, sob a direção de António Lourenço Menezes.

De acordo com o programa disponibilizado pelo Santuário de Fátima, o segundo “Encontro na Basílica” será no dia 11 de Março. O padre João Paulo Quelhas, capelão do santuário, irá falar sobre “O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima”, e no final actuarão Eva Braga Simões, Hugo Sanchez e Carmina Repas Gonçalves.

André Pereira foi convidado para a terceira conferência, dia 3 de Junho, e que será dedicada à “Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy’. A actuação musical será do Grupo Coral Sol Nascente.

Os “Encontros na Basílica” serão retomados a 9 de Setembro, com uma palestra sobre “A Mensagem dos Papas em Fátima”, que vai ser apresentada por Eduardo Caseiro, seguida da actuação do organista João Santos.

O último encontro está marcado para 11 de Novembro. O director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte, irá falar sobre “A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem”. A palestra terminará com a actuação do Coro Polifónico Eborae Musica.