​Erasmus: que vantagens para o futuro?
25-05-2016 - 14:11

Esta quarta-feira, olhamos para rede Erasmus que permite a mobilidade de estudantes entre os diferentes países europeus e não só. Portugal foi eleito este ano o Melhor País da rede Erasmus. Uma distinção pela principal organização europeia de estudantes daquele programa de mobilidade. Existe vantagem em estudar no estrangeiro quando se procura emprego?

No nosso país estudam mais de 34.000 jovens de cerca de 200 nacionalidades, e de Portugal saíram cerca de 7.000 para estudar no estrangeiro, em 2014. São números relevantes, sobretudo num momento em que o desemprego jovem está acima dos 30%.

A questão que colocamos é se existe vantagem em estudar no estrangeiro quando se procura emprego. E o que leva cada vez mais estudantes portugueses a procurar programas de mobilidade?

E como são integrados em Portugal os estudantes que escolhem as universidades nacionais para enriquecerem o seu currículo? A jornalista teresa Almeida foi ao encontro de exemplos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

E para o presidente do Conselho de reitores das universidades portuguesas o programa Erasmus “é um dos programas de maior sucesso da construção da Europa”. Um projecto que, para António Cunh,a tem um impacto enorme para as universidades do Velho Continente e que se tornou a base para a forma como as universidades portuguesas estão a atrair estudantes estrangeiros e a garantir um novo foco de financiamento.