Dia da Europa marcado pelos avisos de Juncker
11-05-2018 - 13:46

Visto de Bruxelas: os temas da União Europeia em análise neste espaço que é uma parceria da Renascença com a EuranetPlus, rede europeia de rádios.

Numa semana marcada pelas comemorações do Dia da Europa com avisos do presidente da Comissão: Jean Claude Juncker critica os europeístas a tempo parcial e diz que conta com todos. Um apelo que surge numa altura em que, em Itália, os eurocépticos estão na iminência de um acordo de Governo.

Vamos também analisar a retirada dos Estados Unidos do programa nuclear iraniano: estará a Europa a perder influência? Donald Trump ignorou os apelos da França e da Alemanha e deixou a União Europeia sozinha ao lado de Teerão.

Neste espaço, tempo também para a entrevista com o eurodeputado José Manuel Fernandes que esta semana recebeu a resposta da Comissão Europeia sobre a reprogramação de fundos do programa Portugal 2020. As perguntas estavam relacionadas, sobretudo, com a transferência de dinheiros comunitários para os orçamentos dos Estados-membros e também com a política de coesão. Em entrevista à Renascença, o eurodeputado social-democrata começa por defender que os fundos que não sejam mobilizados no quadro do Banco de Fomento devem ser canalizados para as regiões menos desenvolvidas.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus