A paixão do futebol em 32 cartazes alusivos ao Mundial
14-06-2018 - 11:00

Cada cartaz é assinado por um designer de cada um dos 32 países participantes. Estão em exposição durante o Mundial no átrio da Câmara do Porto.

Uma exposição de 32 cartazes alusivos ao Mundial de futebol que esta quinta-feira começa a jogar-se na Rússia é inaugurada esta quinta-feira, nos Paços do Concelho do Porto. Cada cartaz foi concebido por um designer de cada uma das nações apuradas para a fase final da prova.

A ideia partiu do designer brasileiro Felipe Taborda e da boliviana Susana Machicao, que impuseram algumas regras aos concorrentes: o cartaz não poderia ter nomes ou rostos conhecidos de cada seleção, mas teria que materializar em imagens o sentimento e paixão que o futebol proporciona.

Eduardo Aires foi o designer escolhido entre os candidatos portugueses e diz à Renascença que uma observação atenta à exposição revela a “tradução do que o futebol é na esfera pública, um desporto de massas”.

“O meu cartaz tem uma carga metafórica muito elevada, uma vez que fiz uma adaptação da expressão bastante conhecida 'sangue, suor e lágrimas' e transformei-a em 'paixão, suor e lágrimas'. Através de uma representação visual, coloquei uma bola de futebol comum, a chorar, a suar, daí a representação dessas gotículas na pele da bola”, explica o designer.

A exposição vai estar no átrio da Câmara do Porto a partir das 15h30 desta quinta-feira e poderá ser visitada até 15 de Julho, dia da final da competição. A entrada é livre.